Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Brasil participa de conferência da Organização dos Estados Americanos - Trabalho

    O Ministério do Trabalho e Emprego participa da XVI Conferência Interamericana de Ministros do Trabalho e da Organização dos Estados Americanos, em Buenos Aires, na Argentina. O evento, que acontece entre os dias 6 e 8 de outubro, tem por objetivo produzir conhecimento sobre a área trabalhista e debater os mecanismos utilizados pelos países participantes na superação da crise econômica. O ministro interino do Trabalho e Emprego, André Figueiredo, que representará o Brasil na conferência, lembra que mesmo em tempos de crise o Brasil está sendo reconhecido internacionalmente como gerador de emprego e renda.

    "As políticas públicas para qualificação e inserção no mercado de trabalho ganham cada vez mais respaldo com a ação conjunta de promoção do trabalho decente e do combate ao trabalho escravo e infantil. O MTE tem destinado recursos do FAT no fomento de micro e pequenos empreendimentos produtivos e realizado um constante monitoramento do repasse desse recurso e do FGTS, para garantir sua utilização em benefício exclusivo do trabalhador", diz Figueiredo.

    O coordenador de assuntos internacionais do MTE, Sérgio Paixão, fala sobre a importância da participação do Brasil na XVI CIMT/OEA."É mais uma possibilidade de apresentarmos os resultados positivos das medidas adotadas pelo Governo Federal que permitiram ao país sair da crise e recuperar aos poucos os níveis de emprego, como a extensão da proteção social aos desempregados, a transferência de renda condicionada às populações mais vulneráveis e os investimentos do BNDES dirigidos a programas de infraestrutura".

    Esta será a primeira vez que autoridades econômicas e sociais da Argentina, Brasil e Estados Unidos se encontrarão no âmbito de uma Conferência Interamericana de Ministros do Trabalho. Além disso, o evento levantará discussões específicas do campo dos trabalhadores e dos empregadores, para fomentar uma política unificada que ajude na promoção do trabalho decente.

    Retrospectiva - Em setembro de 2003, a XIII Conferência Interamericana de Ministros do Trabalho e da Organização dos Estados Americanos foi realizada na cidade de Salvador (Bahia). Sob a presidência do Brasil, a reunião buscou viabilizar um mecanismo interamericano de cooperação para a administração trabalhista profissional.

    • Publicações382
    • Seguidores1
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações5
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/brasil-participa-de-conferencia-da-organizacao-dos-estados-americanos-trabalho/1958723

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)